segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Problemas no Fieldbus devido bouncing? Quem nunca?

Não é muito comum ouvirmos falar de problemas em redes Fieldbus devido a alta vibração mecânica local, ou mesmo quedas da rede no momento da desconexão ou conexão de um instrumento.
Apesar de incomum, estes problemas podem ocorrer e causar muita dor de cabeça ao operador, pois afinal, muitas vezes a rede toda está aparentemente perfeita, mas insiste em cair sem um motivo aparente!

Neste artigo vamos tratar sobre estes dois problemas:
1) "Bouncing" devido a vibração mecânica nas instalações Fieldbus;
2) "Bouncing" devido a remoção ou adição de instrumentos na rede;

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Conservação de painéis em ambientes agressivos/corrosivos

Uma situação muito desagradável é encontrar aquele painel elétrico ou de automação instalado em campo e descobrir que ele está coberto por poeiras geradas no processo, ou pior, descobrir que a atmosfera corrosiva está destruindo seu equipamento por dentro.
O dinheiro que você pensava em utilizar para automatizar ou gerar benefícios para algum processo, terá que gastar para realizar a reforma deste painel!

Para evitar essa situação e ainda gerar uma economia significativa, podemos utilizar uma técnica simples e barata, similar a um método de proteção para áreas classificadas!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Mais segurança para sua aplicação - Relés de Segurança

Por mais simples que seja, executar comandos digitais através de relés comuns pode não ser uma ação tão confiável, afinal, a bobina pode falhar, contatos podem colar, entre outros problemas.
Se seu processo não é crítico, ok, com um simples feedback do dispositivo que deveria atuar, você detecta a falha e troca o relé.

Mas e se esse relé falhar quando estiver controlando a válvula de injeção de combustível de um forno? Você terá tempo hábil para corrigir o problema antes que um acidente ocorra?


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Diferenças entre Foundation Fieldbus H1 e PROFIBUS PA

Foundation Fieldbus H1 e PROFIBUS PA, Fieldbuses que compartilham a mesmo norma técnica (IEC 61158-2), portanto, utilizam mesmo tipo de cabo, fontes de alimentação, níveis de tensão, conceitos de instalação, etc, ou seja, fisicamente idêntica.

Mas afinal, o que muda de uma rede para a outra? Se são tão similares, posso utilizar equipamentos FF no PROFIBUS PA e vice-versa?

sábado, 19 de novembro de 2016

Utilizando sinais discretos com redes de comunicação

No desenvolvimento de um projeto de instrumentação, decidimos utilizar redes de comunicação para coletar todas as variáveis do processo, temperatura, pressão, vazão, etc. Porém, quando nos deparamos com sinais discretos, como monitores de posição de válvulas digitais, LEDs, sensores indutivos, chaves de nível, fica a pergunta:

Como interligar esses sinais na minha rede?
Será que terei que considerar cartões discretos no meu sistema de controle somente para esses sinais?

A seguir, mostrarei a vocês duas formas simples de interligar esses sinais na sua rede!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Segurança Intrínseca - Parâmetros de entidade

Quando optamos por utilizar a segurança intrínseca como método de proteção contra explosão, nos deparamos com um tipo de informação não convencional, mas de extrema importância para garantir a segurança aplicação.
Esta informação é chamada de parâmetros entidade, e comumente ela é confundida com os parâmetros nominais de alimentação dos instrumentos, portanto, cuidado! Estes não possuem nenhuma relação!

Mas afinal, o que são esses parâmetros de entidade?

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Vídeo Tutorial - Como configurar uma remota IO Pepperl+Fuchs

Olá pessoal!

Acabei de disponibilizar um vídeo tutorial demonstrando passo-a-passo como configurar uma remota IO da Pepperl+Fuchs.
O vídeo está logo abaixo, desde já peço desculpas pela má qualidade na edição, sou iniciante neste mundo dos vídeos rsrs, de toda forma espero que vocês curtam e que seja de grande ajuda.

Aproveitem!


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Como reduzir até 90% dos problemas de uma rede Fieldbus

Redes Fieldbus, assim como qualquer outra rede, está sujeita a ter problemas dos mais diversos tipos, e consequentemente gerar grandes dores de cabeça, em especial para a equipe de manutenção.

Mas podemos prever e diagnosticar rapidamente até 90% dos problemas da nossa rede! E o melhor, tudo isso de maneira fácil e intuitiva.


segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Técnicas de Virtualização - Thin Client

Nesta segunda matéria sobre virtualização, falarei sobre uma das técnicas que está ganhando muito espaço no mercado, segue um princípio similar ao do KVM, porém com a possibilidade de se interligar a rede de computadores local ou através da nuvem!

O Thin Client irá revolucionar a forma como você acessa as informações em campo!

sábado, 29 de outubro de 2016

Profinet On The Road One Day Training - São Caetano do Sul/SP

Dica para a galera da região metropolitana de São Paulo!
Treinamento sobre PROFINET gratuito pela Associação PROFIBUS.

Cliquem na imagem para saber mais.


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O que é um terminador Fieldbus e como ele funciona?

Todos nós conhecemos a importância da utilização de terminadores de rede Fieldbus, como aplicá-lo, e talvez, os mais curiosos, do que consiste um terminador.

Por outro lado, sabemos para que exatamente ele serve? Como funciona? Como um componente tão simples em meio a tanta tecnologia ajuda a garantir a qualidade do sinal?

Vamos saber mais neste artigo!


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Remotas IO - Qual o conceito e seus benefícios?

Em plena era digital, onde cada dia mais vemos a integração de redes de comunicação chegar nos instrumentos de campo, há aqueles que ainda preferem instrumentos convencionais 4-20mA, 0-10V, PNP, Contato seco, etc.

A infraestrutura usada para levar estes sinais ao controlador pode ser muito onerosa por conta de diversas caixas de junção, encaminhamento de multicabos, homem-hora gasto no comissionamento e testes de todos os loops. A dificuldade de solucionar problemas posteriores é algo ainda mais crítico.


Mas podemos minimizar todos estes problemas e ainda continuar utilizando os nossos tradicionais instrumentos!

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Segurança intrínseca. O que é? Como aplicá-la?

Dizem que a melhor forma de evitar acidentes, é a prevenção.
Baseado nessa premissa, temos o método de proteção contra explosões "Ex i", ou Segurança Intrínseca. O único método de proteção capaz de atuar em Zona 0/20 aceito tanto pela IEC quanto pela NEC.

Mas como funciona esse método? Porque ele é tão seguro? Como posso aplicá-lo?

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Técnicas de virtualização - KVM

Na minha primeira matéria para este blog falei sobre as vantagens da virtualização dentro da área industrial.
Hoje vou começar uma série de materiais sobre as diversas técnicas existentes para colocarmos em prática a virtualização. A matéria de hoje será sobre uma das técnicas que talvez seja a mais conhecida no mercado, o uso de extensores KVMs (Keyboard, Vídeo e Mouse).

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

1 forma incrível de economizar até 75% na infraestrutura Fieldbus

O custo de uma infraestrutura Fieldbus não é muito diferente quando comparado a uma infraestrutura tradicional 4-20mA, basicamente a economia está no custo homem-hora, principalmente quando utilizamos módulos de diagnóstico de rede para o comissionamento.

Mas existe uma forma de economizarmos até 75% em infraestrutura, e é muito mais simples do que você pode imaginar!


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Características de um painel elétrico pressurizado

Uma das grandes dúvidas quando projetamos um painel para trabalhar em área classificada utilizando o método de proteção "Ex p" (pressurizado) é:

Que característica especial meu painel precisa ter para ser pressurizado?

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

8 dicas para aumentar a confiabilidade da sua rede Fieldbus

Redes Foundation Fieldbus H1 e Profibus PA são extremamente robustas e sua confiabilidade é comprovada através de milhões de instrumentos instalados em plantas dos mais diversos segmentos. Porém para entregar toda a robustez, é necessário ter uma instalação adequada e de qualidade.

A seguir listei 8 dicas para aumentar a confiabilidade da sua rede Fieldbus.
Independente se sua rede está apresentando falhas ou não, é interessante analisar e por em prática essas dicas!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

6 motivos para utilizar condicionadores de sinais

Um condicionador de sinal é um dispositivo que melhora ou amplifica o sinal entre o instrumento de campo e o controlador. Quando possui uma isolação interna, o mesmo também é capaz de proteger o sistema de controle contra interferências geradas no campo.

A seguir vou apresentar 6 motivos para você utilizar condicionadores de sinal na sua aplicação.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A saúde de uma rede Fieldbus

Quando implantamos uma rede Fieldbus, seja Foundation Fieldbus H1 ou Profibus PA, devemos garantir que ela esteja em ótimo estado no início do projeto, pois a degradação da rede é natural e esperada, então quanto melhor ela estiver, maior o tempo no qual ela se manterá operando sem falhas.
Essa ideia é muito sensata, porém ela por si só não é muito sustentável.


Então o que podemos fazer para mantermos a nossa rede sempre saudável e garantir a maior longevidade possível?

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Pressurização de Invólucros - Conceitos básicos

INTRODUÇÃO

A NBR IEC 60079 prevê diversos métodos de proteção para uso de equipamentos elétricos em áreas classificadas, então, sempre que nos deparamos com um projeto elétrico em uma atmosfera potencialmente explosiva, logo recorremos a equipamentos desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Todavia nem sempre é tão simples encontrar um equipamento desse tipo, ou mesmo, as vezes ele nem mesmo existe. Já precisou instalar um PLC em Zona 1?

Então como podemos contornar essa situação?

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O que é virtualização e porque você deveria aplicá-la?

A virtualização de sistemas é uma tendência nas industrias, com o advento da industria 4.0 o uso dessa técnica vem sendo cada vez mais utilizada para automatizar a informação.

Mas afinal, o que exatamente é a virtualização?
A virtualização é uma técnica que permite executar o sistema operacional de um servidor central em máquinas remotas. Essas máquinas são chamadas de Thin Clients, e isso se deve ao fato do hardware local possuir baixa capacidade de memória, armazenamento e processamento. Ele tem por função apenas fazer a interface com o usuário, o servidor central é responsável pelo processamento de todas as informações e softwares.


O uso de Thin Clients possui um custo beneficio muito mais atrativo quando comparado a PCs indústrias, devido ao hardware mais enxuto e a economia gerada com o upgrade de hardware, pois o uso de PCs gera custos adicionais com atualização de hardware quando novas versões de softwares são lançados.
Uma alternativa ao Thin Client, é o uso do extensor KVM (Keyboard/Video/Mouse) através de uma ligação ponto-a-ponto entre o servidor e a máquina instalada em campo.

Todos os métodos existentes serão discutidos mais profundamente em um próximo tópico.

Principais benefícios da virtualização:
  • Segurança e confiabilidade
  • Maior ciclo de vida do hardware de campo
  • Redução de custos
  • Baixo consumo de energia
  • Maior mobilidade da informação

domingo, 25 de setembro de 2016

Bem vindos!

Bem vindos ao blog Automatize Now!

Este blog é uma fan page não oficial da Pepperl+Fuchs que tem por objetivo propagar conhecimento sobre automação industrial através de vídeos e artigos técnicos para vários níveis de conhecimento.

Meu nome é Renato Rodrigues, Engenheiro Eletricista, trabalho há 5 anos na engenharia de aplicação da Pepperl+Fuchs Brasil, e estarei a disposição para tirar dúvidas aqui no blog ou por e-mail.

Se inscreva e receba o conteúdo assim que ele for lançado!

Dúvidas, sugestões ou críticas, entre em contato comigo!

Mais uma vez, sejam bem vindos e aproveitem o conteúdo.