Nesta segunda matéria sobre virtualização, falarei sobre uma das técnicas que está ganhando muito espaço no mercado, segue um princípio similar ao do KVM, porém com a possibilidade de se interligar a rede de computadores local ou através da nuvem!
O Thin Client irá revolucionar a forma como você acessa as informações em campo!
Primeiramente vamos definir o que é um Thin Client (tradução livre: cliente magro): trata se de uma máquina, um computador, com baixa capacidade de processamento e memória que tem por função apenas acessar outros servidores/computadores através da rede Ethernet. Neste acesso, a tela do servidor é transportada para o Thin Client, que possui monitores, teclados e mouses. Assim, toda a informação e operação ocorre nessa máquina remota, mas o processamento e memória utilizada é a do servidor.
O resultado final é semelhante a de um KVM, porém com a vantagem de utilizar a rede Ethernet local para acessar qualquer dispositivo pelo endereço IP. Para isso, os Thin Clients possuem um software (interface) de gerenciamento local, e alguns possuem até mesmo uma central de controle onde é possível diagnosticar e acessar todos os dispositivos remotos.
Arquitetura
Essas arquitetura permite que um mesmo Thin Client acesse múltiplos servidores sem a necessidade de alteração da estrutura física da rede. Também é possível que vários Thin Clients acessem um único servidor ao mesmo tempo.
Produtos de Mercado
Da mesma forma que no KVM, também temos opções no mercado de equipamentos completos (monitor, teclado, mouse) para instalação em campo ou apenas os módulos Thin Client para adaptação dos periféricos de interface:
Box Industrial Thin Client |
Thin Client com Monitor/Teclado/Mouse em invólucro IP66 |
A escolha do equipamento é feita de acordo com o local onde o mesmo será instalado e a necessidade de cada projeto.
Integração
Por se tratar de um software nativo do Windows, o método mais comum e simples de integração é utilizando o Remote Desktop Protocol (RDP) do Windows. Basta acessar a função, indicar o endereço IP do servidor e conectar-se a ele.
Existem também diversas outras opções para fazer essa integração, por exemplo, via VNC ou Citrix.
Além disso, algumas opções do mercado também possibilitam que o Thin Client acesse diretamente interfaces WebBrowser de outros dispositivos.
Vantagens:
- Não há limite de distância entre o Thin Client e Servidor;
- Baixo custo de hardware;
- Hardware não necessita ser atualizado com frequência;
- Permite acesso de informações na nuvem;
- Alguns modelos permitem acesso direto a interfaces WebBrowser de outros equipamentos;
Desvantagens:
- Se o servidor apresentar problemas e não houver redundância, todos os thin clients ficarão inoperantes;
- Necessita de configuração, entretanto não é complexa;
Pessoal, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário