sexta-feira, 7 de outubro de 2016

6 motivos para utilizar condicionadores de sinais

Um condicionador de sinal é um dispositivo que melhora ou amplifica o sinal entre o instrumento de campo e o controlador. Quando possui uma isolação interna, o mesmo também é capaz de proteger o sistema de controle contra interferências geradas no campo.

A seguir vou apresentar 6 motivos para você utilizar condicionadores de sinal na sua aplicação.

1. Evitar correntes de loop de aterramento


A diferença de potencial entre o aterramento da instrumentação e do sistema de controle gera correntes anormais no loop de aterramento, afetando o sinal medido. Utilizando condicionadores de sinais com isolação galvânica este problema é eliminado, pois não haverá o curto entre aterramentos, assegurando a qualidade do sinal.


2. Proteger contra descargas elétricas
Muitas aplicações com alimentação em corrente alternada, como bombas, motores e sistemas de ventilação, são monitoradas com sensores instalados internamente. O condicionador de sinal com isolação galvânica irá proteger o sistema de controle contra danos gerados por surtos de tensão ocorridos por algum tipo de falha de isolamento ou mesmo de operação.


3. Eliminar interferências eletromagnéticas e de rádio frequência
Equipamentos que trabalham com uma frequência elevada (e.g. inversores de frequência), ou mesmo circuitos CA próximos aos cabos de sinais, são fontes comuns de ruídos que podem se acoplar ao circuito de instrumentação e resultar em falhas de medição. O filtro de entrada do condicionador de sinal elimina os distúrbios gerados no campo e entrega um sinal "limpo" ao controlador.


4. Proteção dos sinais de campo
Sensores digitais, válvulas e/ou transmissores analógicos precisam de uma alimentação confiável e de qualidade, um sistema confiável deve possuir proteção contra curto-circuito, caso contrário a falha poderá derrubar a sua fonte e toda a carga assimilada. Além disso, curto-circuitos pode danificar a fiação.
Condicionadores de sinais alimentam os instrumentos com proteção individual contra curto-circuito, além de ser capaz de sinalizar a falha ocorrida ao controlador!

5. Duplicação de sinal
Quando sinais de campo precisam ser compartilhados em diferentes sistemas, a ligação em série de um circuito 4-20mA, por exemplo, deve ser evitada, pois caso ocorra a desconexão de um dos sistemas, consequentemente o outro irá perder o sinal.
Condicionadores de sinais com saídas duplicadas garantem um distribuição confiável das variáveis do processo para diferentes sistemas.


6. Conversão de sinais com alarmes
Sinais do tipo 0/2-10Vcc, 0/4-20mA, PT100, Termopares, potenciômetros ou frequência são linearizados e convertidos para outro padrão 0/2-10Vcc ou 0/4-20mA. Além disso também é possível configurar contatos de alarme para monitorar os valores limites do processo. Dessa forma não é necessário que parâmetros sejam ajustados na programação do sistema.



Pessoal, espero que tenham gostado.

Se inscrevam no meu blog através do menu lateral apenas colocando o seu e-mail para receber os posts assim que eles forem lançados!

Visitem também a minha página no Facebook: www.facebook.com/automatizenow






Nenhum comentário:

Postar um comentário