quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Características de um painel elétrico pressurizado

Uma das grandes dúvidas quando projetamos um painel para trabalhar em área classificada utilizando o método de proteção "Ex p" (pressurizado) é:

Que característica especial meu painel precisa ter para ser pressurizado?

O principal receio quando alguém tem essa dúvida está relacionado a segurança, afinal irei pressurizar um invólucro, será que ele suportará a pressão? Preciso reforçar a chaparia?

Bom, o primeiro ponto que devemos observar é o que a norma IEC 60079-2 estabelece sobre as pressões de trabalho e ensaio:
> Pressão limite máximo de operação: 2,5 kPa (25 mBar)
> Pressão limite mínimo de operação: 25 Pa (0,25 mBar)
> Pressão de ensaio: 690 kPa (6,9 Bar) ou a pressão máxima do sistema de ar (o que for maior).
Podemos observar que as pressões não são tão altas, principalmente quando falamos em pressurizar um invólucro em aço.

Os fabricantes de painéis mais tradicionais do mercado trabalham com chaparias de espessura suficiente para aguentar essas pressões, e quando a chapa possui uma área muito grande, sempre é colocado um reforço, afinal pressões externas muito maiores devem ser suportadas, como um operador apoiado no painel ou mesmo impactos não previstos. Afinal, você está adquirindo um painel em aço devido sua alta resistência mecânica.

O que devemos nos preocupar na verdade é com a vedação do invólucro, pois se mau vedado, será necessário um maior consumo de ar para mante-lo pressurizado.
Então, aqui vão alguns pontos importantes a serem observados:
  • Vedação da porta. É normal que painéis pressurizados possuam vários fechos em torno da porta, para garantir a pressão da borracha em todos os pontos.

  • Entrada de cabos. Via de regra ela sempre deve ser feita através de prensa cabos, furos não usados devem ser tamponados. Uma sugestão aqui é a de utilizar prensa cabos com rosca cônica, e no invólucro soldar meia luvas para conexão do mesmo. A conexão através de rosca cônica garante maior vedação e resistência mecânica.

  • Vedação de componentes. Se o seu painel possui botoeiras, chaves comutadoras, IHM ou qualquer componente que necessite fazer na chaparia, utilize borrachas de vedação entre o componente e a chaparia.


Os itens que mencionei acima são apenas sugestões, não regras, fica a critério do projetista decidir o melhor para seu projeto.

Pessoal, antes de finalizar, é importante lembrar que as informações que coloco aqui não tem a intenção de substituir as normas, portanto qualquer divergência que você encontrar, sempre se baseie na norma vigente para seu projeto. Qualquer dúvida entre em contato comigo!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário