Foundation Fieldbus H1 e PROFIBUS PA, Fieldbuses que compartilham a mesmo norma técnica (IEC 61158-2), portanto, utilizam mesmo tipo de cabo, fontes de alimentação, níveis de tensão, conceitos de instalação, etc, ou seja, fisicamente idêntica.
Mas afinal, o que muda de uma rede para a outra? Se são tão similares, posso utilizar equipamentos FF no PROFIBUS PA e vice-versa?
Para simplificar a nossa comparação, vamos dividir as redes em 3 etapas:
Etapa 1 - Interface com o Sistema de controle
Nesta etapa existe uma diferença visível nas tecnologias, o PROFIBUS PA não se comunica diretamente com o controlador como acontece na rede Fieldbus H1, há a necessidade de converter o PROFIBUS PA para PROFIBUS DP para então conectar-se ao sistema de controle, gateways transparentes auxiliam muito nessa integração.
No Fieldbus H1, alguns sistemas de controle optam por utilizar um link High Speed Ethernet / FF H1, ao invés da interface direta. De toda forma as diferenças físicas aqui são bem evidentes.
Etapa 2 - Distribuição
Etapa 3 - Instrumentos de campo
Normalmente os fabricantes de instrumentos que fornecem um equipamento em PROFIBUS PA, também fornecem em FF H1, pois o projeto de hardware é muito similar, bastando alterar o protocolo de comunicação do ASIC. Dessa forma, fica claro que estes instrumentos são específicos e portanto, apesar da similaridade, não podem ser utilizados em redes da qual não foram projetados.
Veja abaixo a arquitetura de cada uma das redes:
Excelente informação, obrigado.
ResponderExcluir