sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Técnicas de virtualização - KVM

Na minha primeira matéria para este blog falei sobre as vantagens da virtualização dentro da área industrial.
Hoje vou começar uma série de materiais sobre as diversas técnicas existentes para colocarmos em prática a virtualização. A matéria de hoje será sobre uma das técnicas que talvez seja a mais conhecida no mercado, o uso de extensores KVMs (Keyboard, Vídeo e Mouse).


O KVM é uma técnica extremamente simples para, por exemplo, levar a informação de uma sala de controle para o campo, e talvez por isso seja um meio tão difundido, tanto no mundo de TA (tecnologia da automação) quanto em TI (tecnologia da informação).

O extensor KVM é composto por dois módulos, um transmissor (ao lado do PC/Servidor) e um receptor (ao lado do teclado/monitor/mouse em campo), esses módulos irão respectivamente compactar os dados do PC/Servidor em um único meio físico, normalmente Ethernet ou fibra óptica, e descompacta-los para ser exibido no dispositivo remoto.

Alguns modelos mais completos já são fornecidos com o Monitor, Teclado e mouse, sendo que o KVM receptor fica integrado dentro do invólucro! Isso, além de tornar mais simples a instalação, garante um equipamento completamente apropriado para uso industrial com grau de proteção IP66, invólucro em aço inox e de acordo com a necessidade, até mesmo com certificado para uso em área classificada.


É importante lembrar que esse é um método ponto a ponto, portanto, por mais que seja utilizado o meio físico Ethernet ou fibra óptica, não é possível conecta-lo a um switch de rede ou conversores de meio físico tradicionais, devido o protocolo proprietário.
Para utilizar a virtualização em uma rede de dados existente, devemos trabalhar com outra técnica através de "thin clients" ou "monitores remotos", mas esse será assunto para uma próxima matéria!

Utilizando KVMs, é possível levar a informação a uma distância de até 400 metros (dependendo do KVM e do meio físico utilizado). E ele é totalmente transparente, ou seja, não há uma interface que necessite de configuração ou mesmo endereçamento IP, ao conectar os módulos extensores no Teclado/Video/Mouse de campo, a informação começa a ser transferida imediatamente.

Vantagens do KVM
  • Segurança da conexão ponto-a-ponto;
  • Simples integração (Não há configuração a ser feita);
  • Permite longas distâncias do servidor. Aprox. 400m.
Desvantagens do KVM
  • Conexão ponto-a-ponto possui baixa flexibilidade para alteração de servidores;
  • Necessita de hardware adicional (Extensor KVM) para a virtualização;

Até a próxima pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário