Em plena era digital, onde cada dia mais vemos a integração de redes de comunicação chegar nos instrumentos de campo, há aqueles que ainda preferem instrumentos convencionais 4-20mA, 0-10V, PNP, Contato seco, etc.
A infraestrutura usada para levar estes sinais ao controlador pode ser muito onerosa por conta de diversas caixas de junção, encaminhamento de multicabos, homem-hora gasto no comissionamento e testes de todos os loops. A dificuldade de solucionar problemas posteriores é algo ainda mais crítico.
Mas podemos minimizar todos estes problemas e ainda continuar utilizando os nossos tradicionais instrumentos!
Utilizando remotas IO podemos interligar todos os nossos instrumentos e levar a informação para o sistema de controle com apenas um par de fios (ou dois quando em redundância) utilizando uma rede industrial como PROFIBUS DP, MODBUS TCP, entre outros.
Há no mercado remotas IO de campo com invólucro IP66 que podem ser instaladas em qualquer lugar da área industrial, até mesmo em áreas classificadas Zona 1 ou Zona 2. Essa flexibilidade possibilita descentralizar a coleta de dados, minimizando também o projeto de encaminhamento de cabos.
Além da praticidade de infraestrutura, muitas remotas IO permitem acesso aos instrumentos Hart de forma transparente, assim é possível fazer o comissionamento ou diagnóstico de instrumentos diretamente da sala de controle sem a necessidade de um HART Modem ou HandHeld.
Alguns modelos de cartões IO do mercado possuem ainda isolação galvânica integrada, garantindo maior qualidade na leitura dos sinais e proteção contra interferências.
Em resumo, as principais vantagens:
Para mais informações, estou a disposição. Essa foi uma apresentação básica sobre uso de Remotas IO para interfaceamento de sinais de campo. Em artigos futuros vamos entrar em mais detalhes.
Em resumo, as principais vantagens:
- Economia na infraestrutura da sala de controle: Redução de Hardware e cabeamento, além de painéis menores;
- Na modernização de uma área, esse conceito possibilita continuar utilizando os instrumentos convencionais já instalados e fiados;
- Facilita o comissionamento e manutenção da instrumentação;
- Quando possui isolação galvânica, a remota IO garante maior qualidade do sinal dos instrumentos;
Para mais informações, estou a disposição. Essa foi uma apresentação básica sobre uso de Remotas IO para interfaceamento de sinais de campo. Em artigos futuros vamos entrar em mais detalhes.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário